O Japão, que foi um país completamente arrasado no fim da Segunda Guerra Mundial em 1970. A esta recuperação económica do Japão no pós-guerra e afirmação notável em sectores industriais constituiu o chamado “milagre japonês”.
Este extraordinário crescimento iniciou-se ainda durante a ocupação americana que se mostrou interessada em constituir uma potência económica numa região de forte implantação comunista.
Os japoneses souberam aproveitar os estímulos internacionais, desenvolvê-los e ajustá-los à sua mentalidade activa,e trabalhadora.
No primeiro boom da economia Japonesa a produção industrial quase triplicou havendo maior dinamismo nos sectores da indústria pesada e dos bens de consumo duradouros (televisores, rádios, frigoríficos). No segundo surto de crescimento houve o desenvolvimento dos sectores clássicos, como novos sectores de produção de automóveis, televisores a cores. Este segundo boom fez do Japão a terceira maior potência económica mundial, atrás dos EUA e da URSS. Com o desmoronamento da União Soviética, nos anos 90, o Japão entrou em competição directa com os EUA acabando por atenuar o bipolarismo internacional.
segunda-feira, 15 de março de 2010
O Milagre Japonês
Publicada por * LaurasH * à(s) 17:11
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário